quarta-feira, 28 de maio de 2008

(aula 6) ANÁLISE INTERNA: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS), PONTOS FORTES

ANÁLISE INTERNA:
Para Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, a análise interna “tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante de sua atual posição produtos versus mercados”. (OLIVEIRA, 2005, 4° ed.).

Portanto, a análise interna é um levantamento dos aspectos que podem interferir para o alcance do sucesso organizacional, tanto de forma negativa (pontos fracos) como de forma positiva (pontos fortes).


FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO:
Os FCS são a base do planejamento estratégico, pois percebem e avaliam os aspectos que cada executivo julga como relevante para a instituição permitindo a elaboração de um verdadeiro diagnóstico situacional, ou seja, permite a análise interna. De acordo com Valadares “... um FCS é aquilo que precisamos fazer bem feito para obtermos sucesso em um negócio”. (VALADARES, p. 47,2002).
Definição baseada em (OLIVEIRA, 2005, 4° ed.).


PONTOS FORTES:
Os Pontos Fortes são as qualidades inerentes à organização que favorecem a percepção de sua força real e indicam o caminho para seu desenvolvimento. Ponto Forte pode ser definido como “uma característica ou uma diferenciação existente na empresa que lhe proporciona ou provoca uma vantagem operacional no seu ambiente empresarial. É uma variável controlável”. (VALADARES, p. 48,2002).


PONTOS FRACOS:
Os pontos fracos são os quesitos nos quais a instituição se mostra em desvantagem perante o mercado e diante dos quais necessita de um enfoque construtivo para não se fadar apo fracasso.

Sua análise é complementar à identificação dos pontos fortes e a percepção da necessidade de trabalhar essas fraquezas deve ocorrer para o bem organizacional, apesar de ser este, um processo embaraçoso.
Definição baseada em (VALADARES,2002).


BIBLIOGRAFIA:
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de – Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva – como estabelecer, implementar e avaliar – São Paulo: Atlas ,4° ed., 2005.
VALADARES, Maurício Castelo Branco – Planejamento estratégico empresarial – Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2002.

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