ANÁLISE EXTERNA:
é o processo de identificação de oportunidades e ameaças, as quais podem afetar negativamente ou positivamente as organizações no cumprimento de sua missão.
CENÁRIOS ESTRATÉGICOS:
“Cenários são visões consistentes daquilo que o futuro poderia vir a ser. Podem estar assentados em projeções variadas de tendências históricas com os esperados efeitos de fatos concretos conhecidos ou, então, simplesmente, assentarem-se em idealizações ou hipóteses consistentes para o comportamento da sociedade ou dos mercados.” (Valadares, 2002, p.22)
AMEAÇAS:
“São definidas como forças, variáveis ou situações externas, adversas à empresa, criando obstáculos ao seu desempenho esperado e não controláveis pela empresa dentro de um determinado cenário.” (Valadares, 2002, p.20)
OPORTUNIDADES: “São definidas como forças, variáveis ou situações externas, dentro de um determinado cenário, não controláveis pela empresa e que podem favorecê-la além de seu desempenho esperado desde que sejam identificadas e por ela aproveitadas satisfatoriamente em tempo hábil.” (Valadares, 2002, p.20)
BIBLIOGRAFIA:
VALADARES, Maurício Castelo Branco. Planejamento Estratégico Empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
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