sábado, 22 de março de 2008

Conhecimento da empresa: visão, missão e negócio

Aula 05
Conhecimento da empresa: visão, missão e negócio

A coluna dorsal de qualquer organização é ter definido com clareza qual o negócio em que deseja atuar, seu posicionamento financeiro, quem são seus concorrentes e etc. Para obter um planejamento estratégico eficaz e eficiente é preciso fazer um trabalho consciente de levantamento de informações. A partir de uma radiografia da organização é possível à criação da visão e missão da organização. A primeira é a responsável por conter todas as expectativas que a organização possui em relação ao futuro é nela que a organização determina aonde quer chegar, esta fornece os parâmetros necessários para uma boa elaboração de um planejamento estratégico.
Já a missão da organização consiste em representar o que a organização planeja para si e para todos que estão a ela envolvidos, sua essência, sua alma. A missão é apresentação dos sentidos de vida que a organização possui a representação de suas filosofias e metas, é nela também que se apresentam os campos que a empresa pretende atuar, a qual deve possuir caráter amplo para ter capacidade de adaptação às adversidades oferecidas pelo meio, assim como se interar as novas realidades.

Exemplo de missão e visão:
Missão
Atuar de forma pró-ativa, evoluindo sempre o nosso produto principal e desenvolvendo novas soluções que acompanhem o ambiente de mudança e transformação da sociedade, trazendo vantagem competitiva para nossos clientes e o bem-estar de nossos empregados, colaboradores e da comunidade onde atuamos.
Visão
Buscar a excelência para ser o melhor fornecedor de soluções de negócio integradas e tecnologia da informação no segmento de Transportes de passageiros e de carga.
Disponível em 22/03/08 http://www.bgmrodotec.com.br/empresa_missao.aspx

Estudos realizados com base em:
Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças, Planejamento Estratégico Conceitos, Metodologia e Praticas 23ª Edição 2007.
Site consultado.
http://mportugal.homestead.com/files/defnegocio.pdfhttp://www.bgmrodotec.com.br/empresa_missao.aspx
por Luis Carlos 3 RRPP Noturno Uel

Nenhum comentário: