terça-feira, 18 de março de 2008

Metodologia do planejamento estratégico em administração.

Definição:
A Metodologia é o estudo dos métodos, ou seja, as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

A metodologia Vasconcellos Filho

A metodologia de planejamento estratégico proposta por Vasconcellos Filho (1984). Metodologia essa que é composta por dez etapas, sendo elas:

1- Definição do negócio

2-Definição da missão

3-Análise do ambiente

4-Elaboração do plano contingêncial

5-Definição da filosofia de atuação

6-Definição das políticas

7-Definição dos objetivos e metas

8-Formulação de estratégias

9-Checagem da consistência do plano

10-Implementação.

Aqui apresentamos um detalhamento das etapas:

1- Definição do Negócio da Organização: Refere-se aos limites físicos e psicológicos na sua atuação, no sentido de influenciar e ser influenciada pelo ambiente.

Questões básicas a serem levantadas.

Qual é o negócio?Qual deveria ser o negócio? Quem seu cliente?Quem é será o seu cliente?Quem deveria ser o seu cliente?Que abrangência precisa ter o seu negócio?Onde está seu cliente?Onde estará seu cliente?O que compra seu cliente? O que comprará seu cliente?

2- Definição da Missão da Organização: É a expressão da razão da sua existência. Segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados, benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.

3- Análise do Ambiente: O autor alega que diversas maneiras podem ser utilizadas para analisar o ambiente de uma organização, contudo sugere que esta etapa tenha como objetivo a identificação de ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos (análise SWOT).

4- Elaboração do Plano Contingêncial: É o plano reserva, menos elaborado do que o titular, mas apto a ser usado, caso ocorram mudanças radicais no ambiente.

5- Definição da Filosofia de Atuação da Organização: a Filosofia representa as crenças básicas que as pessoas da organização devem ter e pelas quais devem ser dirigidas.

6- Definição das Políticas: Gerais, para direcionar o comportamento da organização na sua totalidade; e específicos, no sentido de orientar a atuação de cada área funcional.

7- Definição dos Objetivos e Metas: Objetivos são os resultados esperados da Organização (qualitativos). Quando esses padrões são quantitativos, chamam-se Metas.

8- Formulação de Estratégias: As estratégias indicarão como cada área funcional da organização participará do esforço total para atingir os objetivos, respeitando o que foi definido nas etapas anteriores.

9- Checagem da Consistência do Plano Estratégico: Vasconcellos Filho adverte que, antes de implantar o que foi planejado, deve-se checar os seguintes aspectos de um plano estratégico: consistência interna (recursos da organização, escala de valores dos dirigentes, gerentes e funcionários, e cultura organizacional); consistência externa (recursos externos, legislação, concorrentes, distribuidores, planos de governo, conjuntura econômica e política); riscos envolvidos (econômicos, sociais e políticos); e horizonte de tempo (impactos esperados, recebidos e exercidos, a curto, médio e longo prazos).

10– Implementação: É preciso que este processo se complete com a implantação do que foi planejado, a execução do que foi planejado.


By Carla.

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