domingo, 11 de maio de 2008

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Define-se estratégia empresarial como sendo a relação da empresa com seu ambiente, estabelecendo caminhos, para definir e operacionalizar estratégias que maximizam os resultados.
Utilizar corretamente os recursos financeiros, físicos e humanos, otimizando-os para minimizar problemas, e maximizar oportunidades, direcionando as ações estabelecidas, são pontos intimamente ligados à estratégia empresarial. Trata-se do ajustamento em relação ao ambiente, e as sucessivas modificações a serem feitas, com implantação, acompanhamento e avaliação corretas, por meio dos pontos fortes e fracos, internamente, somadas as oportunidades e ameaças vindas do ambiente externo.
A maneira como a empresa irá se comportar define a estratégia empresarial, ou seja, é a determinação da futura postura da empresa, com especial referência à sua postura quanto aos seus produtos-mercado, sua lucratividade, seu tamanho, seu grau de inovação e suas relações com seus executivos, seus empregados e instituições externas. Seus Componentes básicos são, entre outros:
· Ambiente - Oportunidades visualizadas no mercado: restrições, limitações, coações, ameaças.
· Empresa - Recursos de que a empresa dispõe: capacidades e habilidades; pontos fortes e fracos; compromissos e objetivos.
Assim, a estratégia define a maneira como a empresa irá se comportar, ela faz parte do processo de planejamento, da mesma forma como a administração interpreta os objetivos propostos e os transforma em programas de ação através do ciclo administrativo.
Seu conceito relaciona-se ainda com o estágio de crescimento empresarial, que permite avaliar as fases de evolução, e o que deve ser feito para orientar a escolha das estratégias básicas a serem tomadas.
Para tanto, seu desenvolvimento se pauta em:
· Acumular gradativamente os recursos;
· Usufruir uma oportunidade;
· Explorar determinado nicho de mercado;
· Explorar todo o segmento do mercado;
· Explorar os negócios sem sinergia.
Conhecer a natureza do próprio negócio e as potencialidades dos mercados e da empresa, assim como procurar visualizar o futuro e se preparar para enfrentá-lo, são pontos que permitem definir de maneira significativa os conceitos de estratégia empresarial e planejamento estratégico, consequentemente.

BIBLIOGRAFIA

BETHLEM, Agrícola. Estratégia Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 3 ed.São Paulo, Atlas, 2001.

MINTZBERG, Henry. AHLSTRAND, Bruce. LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia. Porto Alegre : Bookman, 2000.

ANSOLFF, H. Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.

OLIVEIRA, Djalma P.R. Estratégia Empresarial – Uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas, 1988.

NASSAR, Paulo(org). Comunicação Empresarial: estratégia de organizações vencedoras. São Paulo: Aberje, 2005.

ACKOFF, R. L. The meaning of strategic planning. MicKinsey Quaterly, p.48-61, Summer 1966.

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 1993.

Aluna: Juliana Marques Borghi - 3o. ano RRPP noturno - UEL

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