terça-feira, 8 de abril de 2008

Análise Interna: Fatores Críticos de Sucesso, Pontos Fortes e Fracos

Compreendida a análise ambiental, toma-se por objeto de estudo a análise interna. Para Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, a análise interna “tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devem ser determinados diante de sua atual posição produtos versus mercados”. (OLIVEIRA, 2005, 4° ed.).
Portanto, a análise interna é um levantamento dos aspectos que podem interferir para o alcance do sucesso organizacional, tanto de forma negativa (pontos fracos) como de forma positiva (pontos fortes). Entretanto, antes de delinear esse pontos é preciso compreender o que são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e sua relação com a análise interna.
Os FCS são a base do planejamento estratégico, pois percebem e avaliam os aspectos que cada executivo julga como relevante para a instituição permitindo a elaboração de um verdadeiro diagnóstico situacional, ou seja, permite a análise interna. De acordo com Valadares “... um FCS é aquilo que precisamos fazer bem feito para obtermos sucesso em um negócio”. (VALADARES, p. 47,2002).
É preciso ressaltar que eles não são constituídos de normas padronizadas a serem cumpridas, pois são específicos para cada pessoa e situação, portanto, são critérios extremamente subjetivos.
Garantem um comparativo entre a empresa e a concorrência, a fim de identificar pontos vulneráveis e estabelecer vantagens competitivas. A técnica usada para percepção dos Fatores Críticos de Sucesso é baseada em entrevistas que se dão em dois momentos: no primeiro é aplicada junto à alta administração e no segundo é realizada junto à média administração, com o intuito de se elaborar uma listagem de fatores, os quais se pautarão na análise ambiental e nos pontos fortes e fracos.
Assim, é possível inserir os conceitos de ponto forte e fraco sem esquecer sua direta relação com os FCS.
Os Pontos Fortes são as qualidades inerentes à organização que favorecem a percepção de sua força real e indicam o caminho para seu desenvolvimento. Ponto Forte pode ser definido como “uma característica ou uma diferenciação existente na empresa que lhe proporciona ou provoca uma vantagem operacional no seu ambiente empresarial. É uma variável controlável”. (VALADARES, p. 48,2002).
A análise dos mesmos aponta a possível necessidade de uma revisão da empresa de uma forma geral. Propicia também, observar se a situação da empresa sofreu alterações – benéficas ou não – em relação ao seu contexto histórico. Assim, pode-se dizer que a análise dos pontos fortes permite lançar a base para o desenvolvimento e sucesso da empresa.
Já os pontos fracos são os quesitos nos quais a instituição se mostra em desvantagem perante o mercado e diante dos quais necessita de um enfoque construtivo para não se fadar apo fracasso.
Sua análise é complementar à identificação dos pontos fortes e a percepção da necessidade de trabalhar essas fraquezas deve ocorrer para o bem organizacional, apesar de ser este, um processo embaraçoso.
Por fim, observa-se a precisão de uma análise interna bem elaborada, pois é da pontuação, reflexão e atitudes pautadas nos aspectos positivos e negativos, que se chegará ao traçado de um bom planejamento estratégico e de posteriores resultados efetivos para a organização.

Larissa Squizzato
3°RRPP noturno -UEL

Referências
MAXIMIANO, Antonio César Amaru – Introdução à Administração – São Paulo: Atlas, 6°ed., 2004.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de – Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva – como estabelecer, implementar e avaliar – São Paulo: Atlas ,4° ed., 2005.

VALADARES, Maurício Castelo Branco – Planejamento estratégico empresarial – Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2002.

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