quinta-feira, 29 de maio de 2008

(aula 9) ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA:
Estratégia de sobrevivência é o reposicionamento da organização em relação às suas áreas de negócios diante de um quadro administrativo-financeiro crítico. É utilizada quando a empresa não está competindo com eficiência e obtendo um baixo desempenho de suas unidades de negócio. Deve ser omente utilizada quando não existem outras formas de reverter o quadro de crise da instituição.


ESTRATÉGIA DE MANUTENÇÃO:
Estratégias de manutenção são ações que objetivam o aumento das posições competitivas da organização, com foco na melhoria da produtividade e na manutenção das operações, sem o objetivo de crescimento significativo da organização.


ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO:
Estratégias de crescimento, resultam em ações focadas no crescimento das vendas, do lucro e no aumento do valor da empresa, buscando por meio de ações bem sucedidas alcançar o crescimento através da diversificação de negócios, integração vertical, horizontal, fusões e parcerias estratégicas.


ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO:
As estratégias de desenvolvimento oferecem as organizações formas de crescimento por meio da inserção em novos mercados duplicando dessa forma as operações da empresa. A expansão de mercado oferece às empresas pontos vantajosos quanto a sua aplicabilidade: redução de investimentos e de custos operacionais.


BIBLIOGRAFIA:
ANSOFF, H. Igor; MCDONNELL, Edward J.; Trad.: Antonio Zoratto Sanvincente; Plonky Guilherme Ary. Implantando a Administração Estratégica. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1993.
AAKER, David A.. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. Administração Estratégica de Mercado. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
CERTO, Samuel C. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.
GRACIOSO, Franciso. Planejamento estratégico orientado para o mercado. São Paulo: Atlas, 1987.
HARRISON, Jeffrey S.. Trad. Luciana de Oliveira da Rocha. Administração Estratégica de Recursos e Relacionamentos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ª ed. revista e ampliada São Paulo: Atlas, 2007.
MENEZES, Edgar José Carbonell. Objetivo: Crescer. Curitiba: Alternativa Editorial, 2002.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian; Tradução: James Sunderland Cook. O Processo da Estratégia. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Excelência na Administração Estratégica: A Competitividade para Administrar o Futuro das Empresas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1997.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 23ª Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
TAVARES, Mauro Calixto. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
TIFFANY, Paul; PETERSON, Steven D.. Planejamento Estratégico: O Melhor Roteiro para um Planejamento Estratégico Eficaz. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
VASCONCELOS, Paulo Filho de. Planejamento Estratégico para a retomada do crescimento. Rio de Janeiro: LTC, 1985WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica: conceitos.

Nenhum comentário: