quarta-feira, 28 de maio de 2008

(aula 9) ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Definição:

"Define-se estratégia empresarial como sendo a relação da empresa com seu ambiente, estabelecendo caminhos, para definir e operacionalizar estratégias que maximizam os resultados. Utilizar corretamente os recursos financeiros, físicos e humanos, otimizando-os para minimizar problemas, e maximizar oportunidades, direcionando as ações estabelecidas, são pontos intimamente ligados à estratégia empresarial. Trata-se portanto, do ajustamento em relação ao ambiente, e as sucessivas modificações a serem feitas, com implantação, acompanhamento e avaliação corretas, por meio dos pontos fortes e fracos, internamente, somadas as oportunidades e ameaças vindas do ambiente externo."


BIBLIOGRAFIA:
BETHLEM, Agrícola. Estratégia Empresarial: conceitos, processo e administração estratégica. 3 ed.São Paulo, Atlas, 2001.
MINTZBERG, Henry. AHLSTRAND, Bruce. LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia. Porto Alegre : Bookman, 2000.
ANSOLFF, H. Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.
OLIVEIRA, Djalma P.R. Estratégia Empresarial – Uma abordagem empreendedora. São Paulo: Atlas, 1988.
NASSAR, Paulo(org). Comunicação Empresarial: estratégia de organizações vencedoras. São Paulo: Aberje, 2005.
ACKOFF, R. L. The meaning of strategic planning. MicKinsey Quaterly, p.48-61, Summer 1966.
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. São Paulo: Makron Books, 1993.

Nenhum comentário: