Definição:
A Metodologia é o estudo dos métodos, ou seja, as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
A METODOLOGIA VASCONCELLOS FILHO:
A metodologia de planejamento estratégico proposta por Vasconcellos Filho (1984). Metodologia essa que é composta por dez etapas, sendo elas:
1- Definição do negócio
2-Definição da missão
3-Análise do ambiente
4-Elaboração do plano contingêncial
5-Definição da filosofia de atuação
6-Definição das políticas
7-Definição dos objetivos e metas
8-Formulação de estratégias
9-Checagem da consistência do plano
10-Implementação.
Aqui apresentamos um detalhamento das etapas:
1- Definição do Negócio da Organização: Refere-se aos limites físicos e psicológicos na sua atuação, no sentido de influenciar e ser influenciada pelo ambiente.
Questões básicas a serem levantadas.
Qual é o negócio?Qual deveria ser o negócio? Quem seu cliente?Quem é será o seu cliente?Quem deveria ser o seu cliente?Que abrangência precisa ter o seu negócio?Onde está seu cliente?Onde estará seu cliente?O que compra seu cliente? O que comprará seu cliente?
2- Definição da Missão da Organização: É a expressão da razão da sua existência. Segmentos-alvo, tecnologia, escopo-geográfico, benefícios demandados, benefícios oferecidos e crenças e valores dos dirigentes.
3- Análise do Ambiente: O autor alega que diversas maneiras podem ser utilizadas para analisar o ambiente de uma organização, contudo sugere que esta etapa tenha como objetivo a identificação de ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos (análise SWOT).
4- Elaboração do Plano Contingêncial: É o plano reserva, menos elaborado do que o titular, mas apto a ser usado, caso ocorram mudanças radicais no ambiente.
5- Definição da Filosofia de Atuação da Organização: a Filosofia representa as crenças básicas que as pessoas da organização devem ter e pelas quais devem ser dirigidas.
6- Definição das Políticas: Gerais, para direcionar o comportamento da organização na sua totalidade; e específicos, no sentido de orientar a atuação de cada área funcional.
7- Definição dos Objetivos e Metas: Objetivos são os resultados esperados da Organização (qualitativos). Quando esses padrões são quantitativos, chamam-se Metas.
8- Formulação de Estratégias: As estratégias indicarão como cada área funcional da organização participará do esforço total para atingir os objetivos, respeitando o que foi definido nas etapas anteriores.
9- Checagem da Consistência do Plano Estratégico: Vasconcellos Filho adverte que, antes de implantar o que foi planejado, deve-se checar os seguintes aspectos de um plano estratégico: consistência interna (recursos da organização, escala de valores dos dirigentes, gerentes e funcionários, e cultura organizacional); consistência externa (recursos externos, legislação, concorrentes, distribuidores, planos de governo, conjuntura econômica e política); riscos envolvidos (econômicos, sociais e políticos); e horizonte de tempo (impactos esperados, recebidos e exercidos, a curto, médio e longo prazos).
10– Implementação: É preciso que este processo se complete com a implantação do que foi planejado, a execução do que foi planejado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário