sábado, 8 de março de 2008

O Processo de Planejamento em Administração: estratégico, tático e operacional

Dentro do processo Administrativo, processo este capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades da empresa em todos os níveis de atuação tem-se o planejamento, que é o processo administrativo responsável pela evolução da Organização para que ela se torne um diferencial no mercado. É o planejamento que oportuniza as mudanças necessárias para que a Organização acompanhe e diferencie-se das mudanças ambientais; para que ela adapte-se às novas tecnologias e às tendências que o mercado está seguindo; ou até mesmo inovando sua maneira de pensar, seu estilo estratégico e suas políticas, para que ela seja uma nova proposta dentro do segmento em que está disposta.
No Planejamento encontramos três processos, que cada um em seu nível é incumbido de um determinado papel na ação empresarial. São eles: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico:


“O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.” (CHIAVENATO, 1994, p.196)


“Ao preparar as declarações de missão, políticas, estratégias e metas, essas matrizes estabelecem os limites dentro dos quais divisões e as unidades de negócios preparam os planos.” (KOTLER, 1996, p.72).


“No planejamento estratégico, não se separa necessariamente que o futuro represente um processo em relação ao passado, e tampouco se acredita que seja extrapolável. Portanto, como primeira medida, é feita uma analise de perspectivas da empresa, identificando-se tendências, ameaças, oportunidades, e descontinuidades singulares que possam alterar as tendências históricas.” (ANSOFF e MCDONNEL, 1993, p.36).



Planejamento Tático:


“O planejamento tático é o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, área de menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização.” (CHIAVENATO, 1994, p.217).


Tendo o Planejamento Estratégico como o ponto de partida para todo o processo de planejamento. “... ele serve como guia para o desenvolvimento de subplanos seguros para realizar os objetivos da Organização. Estes subplanos ou planos do negocio devem ser preparados para cada divisão, unidade estratégica de negocio, categoria de produto, produto e mercado-alvo importante.” (KOTLER, 1996, p.93).

Planejamento Operacional:


“O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para otimizar e maximizar os resultados.” (CHIAVENATO, 1994, p.234)

Nenhum comentário: