domingo, 16 de março de 2008

Definição de “O processo de planejamento em administração: estratégico, tático e operacional”. (aula 03)

A arte de administrar conjuga vários processos em seu exercício, tais processos devem ser alvos de árduo planejamento para desenvolver uma eficaz e eficiente administração, o próprio planejamento necessita passar por multi esferas para obter seu melhor desempenho pode-se denominar tais esferas como estratégica, tática e operacional. Associando estas esferas aos níveis hierárquicos da organização pode-se dizer que a primeira está intimamente ligada a alta cúpula, nesta esfera que o direcionamento da organização será definido, contemplando assim as outras duas.
A segunda está ligada a uma área especifica, e tem por objetivo a busca pela dinamização na utilização dos recursos disponíveis. A terceira esfera está liga a parte de execução, materialização das duas esferas anteriores. É preciso ter me mente que em ambas as esferas são interdependentes, contudo o ponto de partida, origem, que fornece suporte à tática e operacional esta centrada na esfera estratégica.

Estudos baseados em:
Oliveira, Djalma, de Pinho Rebouças, Planejamento Estratégico Conceitos, Metodologia e Praticas 3ª Edição 1988.
Mintzberg, Henry – Lampel Joseph – Quinn, James Brian e Ghoshal, O Processo da Estratégia Conceitos, contextos e casos selecionados 4ª Edição Bookman 2006 (Reimpressão).


Luis Carlos Barbosa 3 º RR.PPP

Nenhum comentário: