domingo, 9 de março de 2008

Definições dos tipos de planejamento, segundo KUNSCH (2003)




O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, para a autora, ocupa o topo da pirâmide organizacional e é o responsável pelas grandes decisões estratégicas que envolvem as organizações como um todo. Caracteriza-se como de longo prazo e em constante sintonia e interação com o ambiente. Visa buscar as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das organizações, tendo por base as demandas sociais e competitivas, as ameaças e oportunidades do ambiente, para que a tomada de decisões no presente traga os resultados mais eficazes possíveis no futuro.

Já o PLANEJAMENTO TÁTICO, atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo, restringido-se a certos setores ou a áreas determinadas das organizações, sendo, portanto, mais especifico e pontual, para dar respostas ás demandas imediatas, por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. Funciona como meio ou instrumento para a implementação do plano estratégico, mediante a correta utilização de recursos disponíveis com vistas na obtenção dos objetivos propostos ou prefixos. Na hierarquia organizacional ocupa um nível ao inferior ou intermediário a base operacional, servindo como ponte (integração) entre o planejamento estratégico e operacional.

O PLANEJAMENTO OPERACIONAL é “responsável pela instrumentalização e formalização, por meio de documentos escritos, de todo o processo de planejamento, bem como das metodologias adotadas. Controla toda a execução e procura corrigir os desvios relativos às propostas sugeridas. Permite visualizar as ações futuras num contexto operacional em termos de hierarquia funcional”.

Apesar da hierarquia, é importante afirmar que esses três planejamentos São necessários e se complementam, coexistindo numa relação interdependência nas organizações.

Fonte: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento De Relações Públicas da Comunicação Integrada. Nova Edição, Revista, Atualizada e Ampliada. São Paulo: Summus, 2003. Páginas 214 e 215.


Cases sobre Planejamento Estratégico no site da ESPM:
Sucos Fazenda São Pedro
Honda

Nenhum comentário: